MW Solar: um  
ecossistema completo

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como Funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

―  5 julho 2024  ―

Você já se perguntou como funciona a energia solar fotovoltaica? Como acontece o processo?

Então fica tranquilo que hoje a gente veio te explicar de maneira simples.

Captação e Transformação da Energia

Os painéis solares captam a luz do sol e produzem energia elétrica. Essa energia vai para o inversor solar, que a ajusta para ser usada na rede elétrica. Isso é possível graças ao efeito fotovoltaico.

Para converter a luz do sol em energia elétrica de forma eficiente, é importante que a luz incida diretamente nas células solares. Quanto mais luz direta, mais energia será gerada. A melhor posição para os painéis solares é onde não há sombra, permitindo a produção contínua de eletricidade, que é capturada pelos filamentos dos painéis.

Depois disso, a energia gerada vai para o inversor solar. O inversor transforma a energia contínua (CC) produzida pelos painéis em energia alternada (CA), que é a usada nas nossas casas. A energia contínua não muda de direção em um circuito e precisa ser convertida em energia alternada para ser usada. Além disso, os inversores garantem a segurança do sistema e fornecem informações sobre a produção de energia, ajudando a monitorar a eficiência.

Depois da conversão, a energia vai para o "quadro de luz" e é distribuída pelo imóvel. Pronto!
Agora você pode usar a energia solar para ligar qualquer aparelho elétrico conectado à tomada, como TVs, computadores, aparelhos de som e lâmpadas.

E Se Você Não Usar Toda a Energia Produzida?

Quando instalamos um sistema de energia solar, o relógio de luz antigo é trocado por um novo, chamado "bidirecional", que mede tanto a entrada quanto a saída de energia. Esse relógio mede a energia da rede quando não há sol e a energia solar extra que produzimos quando geramos mais do que consumimos. Essa energia extra vai para a rede elétrica, gerando créditos solares que podemos usar em até cinco anos.

Variação Durante os Períodos do Dia

A geração de energia solar começa pela manhã, mas é menor devido à baixa incidência solar, então usamos mais energia da rede. Ao meio-dia, quando o sol está mais forte, a produção de energia solar é maior, suficiente para abastecer o imóvel e ainda gerar excedente. Esse excedente é enviado para a rede e convertido em créditos solares.

Como São Usados os Créditos Energéticos?

Os créditos energéticos são regulamentados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e baseiam-se na Resolução Normativa nº 482 de 2012. Quando injetamos energia na rede, recebemos créditos em kWh para usar nos próximos 60 meses. Na conta de luz, veremos quanto consumimos da rede e quanto injetamos. Se injetarmos mais do que consumimos, teremos créditos que reduzem ainda mais nossa conta.

Energia Solar em Dias Nublados e à Noite

Sim, o sistema fotovoltaico funciona em dias nublados, mas a geração de energia é menor do que em dias ensolarados. À noite, a produção é interrompida, mas se o sistema estiver conectado à rede (on-grid), podemos usar a energia solar produzida durante o dia sem precisar de baterias caras para armazená-la.

Onde Comprar um Kit Fotovoltaico?

Os kits de energia solar podem ser facilmente encontrados para venda em diversos sites da internet, com variados tamanhos e preços. Escolha a empresa de energia solar que melhor atenda a sua necessidade e solicite um orçamento grátis no nosso mapa de empresas de energia solar.

A MW Solar é a melhor opção em energia solar fotovoltaica. Contamos com um modelo de negócio perfeito para quem quer ingressar no setor ou quer se especializar na área.

Oferecemos produtos de alta qualidade e confiança no mercado a pronta entrega com entrega para todo o Brasil. Além de um sistema de cotações de Kits fotovoltaicos e todo suporte com especialistas prontos para atender as necessidades de nossos integradores.


Conheça a MW Solar e venha fazer parte do futuro da energia conosco!

MW Solar, tudo de energia solar em um só lugar!


Receba conteúdos exclusivos



    Mais lidos no Blog

    Julho com Bandeira Tarifária Amarela

    ―  19 julho 2024  ―
    Neste mês de julho, entra em vigor a bandeira tarifária amarela, que impactará diretamente na sua conta de luz, entenda como você será afetado.
    LER MAIS

    Brasil e o Avanço Energético

    ―  18 julho 2024  ―
    O Brasil foi o segundo país com maior expansão em Energia Solar e Eólica em 2023, ficando atrás apenas da China. Em 2023, o Brasil alcançou o maior percentual de eletricidade limpa entre os países do G20, gerando 89% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis, conforme dados do Think Tank Ember. Este valor […]
    LER MAIS
    Seja um parceiro MW SOLAR

      Parceiro MW Solar garante a liderança no mercado de energia solar com os melhores produtos, formação e suporte do setor!
      Contato
      Estr. Vicinal, 1750 - Brejo Alegre, São José do Rio Preto - SP, 15062-626
      NOSSAS REDES
      MW SOLAR © 2024. Todos os direitos reservados.
      Desenvolvido com amor ❤️ por
      Seja um parceiro MW Solar
      map-markercrosschevron-down